Na noite de quinta-feira (21.10), a Rede de Governança Brasil (RGB) realizou a primeira edição “Sarau da Governança”. O evento, que contou com apresentação musical de Anderson Kerigma e Charles Roberto, promoveu o debate do E-book: " "A nova Lei de Licitações e a inexorável chegada da Governança das Contratações” , entre os membros e voluntários vinculados aos comitês. Até o momento, o material já teve cerca de 244 visualizações e 277 downloads.
O E-book é uma publicação da Editora Mente Aberta com o apoio da RGB e Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance (IGCP), além de ter a contribuição também da Escola Nacional de Administração Pública (Enap).
O encontro virtual, via zoom, foi mediado pela a especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG/ME) e coordenadora Acadêmica dos Mestrados Profissionais da Enap e do grupo de estudos da RGB , Regina Luna, que debateu com autores do E-book, o coordenador do Comitê de Governança e Contratações da RGB, Paulo Alves, e a membro voluntária da RGB Lindineide Cardoso, trechos importantes do conteúdo digital.
Regina Luna iniciou a conversa retratando que o tema da publicação, muitas vezes, não desperta interesse do público. “Trabalhar e descobrir a governança é libertador”, revelou Lindineide, após o material nascer a partir de conversas e projetos paralelos com Paulo Alves.
Segundo o coordenador do Comitê de Governança e Contratações, o material nasceu dentro do contexto de mudanças do país com a regulamentação da nova Lei Geral de Licitações e Contratos (Lei nº 14.133/2021). “O que a lei traz para nós é uma dinâmica procedimental que faz com a cada contratação reflita as soluções disponíveis no mercado”, afirmou. “A nova lei de licitações dialoga entre as unidades. Esse rompimento precisa acontecer para inovar”, acrescentou Lindineide.
O professor do Mestrado Profissional em Governança e Desenvolvimento da Enap,
Ciro Fernandes, observou que a livro ocupa um espaço muito importante, na sistematização, atualização, rigorosidade e didática do assunto. “A grande dificuldade com livros da administração pública no Brasil é não darem conta do arcabouço normativo, pois é muito complexo e está incutido a mudança”, analisou.
Conforme a integrante do Comitê de Capacitação da RGB, Andreia Esper, o tema retratado na publicação é sensível e depende do grau de maturidade de cada organização. A integrante da coordenação do Comitê de Governança das Contratações da RGB, Valéria Cordeiro, disse que o livro desmistifica o assunto, na qual as pessoas podem aplicar a governança e achar a melhor solução dentro da própria administração.
O evento foi totalmente exclusivo para associados da RGB e as próximas edições serão informadas, em breve, nos canais de comunicação.
Da Assessoria de Imprensa RGB
(61) 9811-6788 e 98279-6538
コメント