top of page
Buscar

Augusto Nardes, Embaixador da RGB e Ministro do TCU, palestra no principal evento de turismo do Brasil



O Ministro do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes proferiu palestra sobre Governança Pública para o Turismo, na última quinta-feira (26), durante a ABAV Expo (que é considerada o principal evento de turismo do Brasil, promovido pela Associação Brasileira de Agências de Viagens), abordando temas cruciais para o desenvolvimento do setor no Brasil.


Ele iniciou sua apresentação destacando o papel do Tribunal de Contas da União (TCU). Ele enfatizou a mudança significativa que iniciou na corte, transformando de um tribunal punitivo para um tribunal preventivo: “Quando vai punir é porque o desvio ou corrupção já aconteceu e é mais difícil recuperar o dinheiro. É muito melhor prevenir e evitar os desvios. O TCU é um órgão fiscalizador.” Augusto Nardes ressaltou a importância de uma governança eficaz, afirmando que “Sem governança não tem entrega de resultados, porque governança é a entrega de resultados para a sociedade.”


Durante a palestra, Augusto Nardes apontou a ausência de uma política de turismo estruturada, mencionando a falta de um centro de governo que discuta temas centrais. “O povo vota nos candidatos na expectativa de entrega de resultados, e os resultados não aparecem porque os governos têm uma duração limitada. Fica dependendo do ministro que ocupa a cadeira, também por tempo limitado. Fica por conta da presidência da república, se conseguir montar alguma coisa tudo bem. Mas esse projeto continua depois? Nunca se sabe, porque vem um outro governo e monta outro conforme ele pensa. Nós não temos estratégia de nação, não temos projeto de nação, seja no turismo, seja na educação, na saúde, em todas as áreas. Muitas vezes não montam uma boa estrutura, não têm uma boa estratégia e para isso tem que ter governança,” afirmou.


Ele também apresentou dados sobre os processos de auditoria realizados na área de turismo, revelando a carência de investimentos e a necessidade urgente de uma estratégia nacional. Ao final do evento, em resposta a questionamentos, o Ministro, sugeriu uma parceria com a Rede de Governança Brasil, onde é embaixador, para desenvolver uma mentoria de governança e planejar uma política permanente para o turismo. “Precisamos apresentar essas propostas às autoridades competentes como forma de dar mais impulso ao setor,” concluiu Augusto Nardes.


O presidente da Rede, Petrus Elesbão, que assistiu a palestra, ratificou que pode realizar a parceria para a mentoria e planejamento de uma política para o setor de Turismo.


Essa palestra não apenas trouxe à tona questões críticas sobre a governança no turismo, mas também estabeleceu um caminho para futuras colaborações que visam fortalecer o setor no Brasil.


Andrade Junior - Comunicação RGB


Comments


bottom of page