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Em parceria com a RGB, Uberlândia promove pesquisa sobre integridade


Foto: Programa de integridade



LEVANTAMENTO É A PRIMEIRA AÇÃO DO ACORDO FIRMADO COM A RGB PARA O MONITORAMENTO DA GESTÃO E ALINHAMENTO DE VALORES DA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL


A Prefeitura de Uberlândia vai implementar a primeira ação de execução do acordo de cooperação técnica com a Rede Governança Brasil (RGB). A partir desta segunda-feira (25) uma pesquisa vai estar disponível para os servidores municipais com o objetivo de fazer uma análise inicial com a percepção dos colaboradores em relação à adoção de condutas éticas e ao combate à corrupção no ambiente de trabalho. Esse levantamento servirá para identificar os aprimoramentos necessários para a execução do Plano Municipal de Integridade. Mesmo utilizando o cadastro do servidor, a pesquisa é anônima e vai estar disponível no portal da Prefeitura de Uberlândia, na aba “Servidor”, até o dia 22 de novembro. (Acesse aqui)


A RGB é uma associação nacional sem fins lucrativos que atua desde 2019 e reúne voluntários nos diversos segmentos da sociedade (órgãos públicos, empresas, professores, técnicos e especialistas). Em setembro, a Prefeitura oficializou um acordo com a instituição para montar o Plano Municipal de Integridade, voltado para a prevenção, detecção, punição e remediação de práticas de corrupção, fraudes, irregularidade e desvios éticos e de conduta que impedem ou possam impedir que o poder público preste serviços de forma eficiente, eficaz e de qualidade à sociedade.

Com a conclusão da pesquisa, será dado seguimento ao plano, que inclui normativas, eventos, capacitações, palestras, consultorias, entre outras ações.


Mais eficiente e transparente


Desde 2017, a Prefeitura adota diversas ações em prol da governança, como a modernização do Portal da Transparência e dos canais de atendimento ao cidadão e a instituição obrigatória do gestor e fiscal de contrato. Também foram regulamentados os procedimentos de apuração e aplicação de penalidades das empresas no âmbito licitatório e foi instituída a comissão permanente para padronização e organização de licitações e contratos, incluindo-se a regulação da Lei Federal Anticorrupção.


Mas foi por meio do decreto 18.390, publicado no Diário Oficial do Município (DOM) de 9 de dezembro de 2019, que ficaram estabelecidas, no âmbito da administração direta, autarquias e fundações ligadas à Prefeitura, as bases para a implementação das políticas de governança.


As políticas de governança consistem em mecanismos de liderança, estratégia e controle voltadas para avaliar, direcionar e monitorar a gestão, com vistas à condução e geração de resultados nas políticas públicas e à prestação de serviços de interesse da sociedade. Entre os instrumentos adotados para o alcance desses objetivos estão os planos de integridade, compliance e de gestão de riscos.


Fonte: Prefeitura de Uberlândia

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