O Ministro Augusto Nardes do Tribunal de Contas da União e Embaixador da RGB, Augusto Nardes comemorou a notícia do leilão do trem intercidades que prevê ligar os 101 km entre São Paulo a Campinas por trem rápido. Ele foi objeto de ampla discussão e articulação do Ministro junto ao então governador João Dória e ao atual governador Tarcísio de Freitas, à época ministro da infraestrutura.
Augusto Nardes lembrou que o assunto foi discutido por ocasião da prorrogação da malha paulista e acabou como uma determinação, no acórdão, para que fossem adotadas medidas para viabilizar esse trem. “Morei e estudei em Genebra, na Suíça e busquei as boas práticas e experiências que tive para apresentar o voto que foi aprovado pelos demais ministros do TCU”.
No acórdão do processo, atendendo posicionamento do Ministro Augusto Nardes, foi determinado ao “Ministério da Infraestrutura que, em conjunto com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), promova articulação com o Governo do Estado de São Paulo e, caso o referido ente federativo se manifeste, no sentido de levar adiante tratativas sobre a viabilização da política pública de trens metropolitanos daquele estado, defina, na medida do possível, as soluções e condições mínimas que devem ser previstas para compatibilizar o transporte de insumos e o de passageiros”.
Augusto Nardes considera que “este é o primeiro passo e que deve servir de exemplo a que outros entes federados adotem a iniciativa. Precisamos pensar o Brasil, melhorar o sistema de transportes. O trem intercidades, além de trazer redução de custos para a locomoção das pessoas, também vai ajudar a aliviar o trânsito de veículos, diminuir os congestionamentos. Temos que investir na infraestrutura, temos que pensar adiante, no futuro, as mudanças tem que começar”, destacou.
No leilão, segundo as informações veiculadas, o trem intercidades tem um investimento previsto de R$ 14,2 bilhões e concessão por 30 anos ao vencedor para operar o serviço expresso com viagens de 1 hora e 4 minutos, com trens de velocidade máxima de até 140 km/h e tarifa de R$ 64.
Andrade Junior - Comunicação RGB
Comments