top of page
Buscar

Parceria entre IGCP e RGB está presente em todos os estados brasileiros e em mais nove países


O Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP) e a Rede Governança Brasil (RGB) trabalham em vários projetos, de forma conjunta, em todos os estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal. Essa parceria envolve publicações, capacitações, treinamentos, workshops, programas, feitos pelos melhores especialistas do país.


Ambos querem transformar a administração pública por meio da governança. Os projetos – sempre focados em melhorar o país - têm como intuito colocar em prática as melhores políticas públicas para a sociedade, nos mais diversos temas, como: proteção de dados para municípios, gestão de riscos, compliance, combate a corrupção, gestão de pessoas, saúde, segurança pública, desenvolvimento econômico, cultura, lazer, ciência, tecnologia, programas de integridade, programa de governança municipal, formação para mentores, entre tantos outros.


A Rede Governança Brasil foi criada em julho de 2019 e o IGCP foi fundado em novembro do mesmo ano. Porém, de acordo com o vice-presidente da Rede Governança Brasil, Flávio Feitosa Costa, a história do IGCP e da RGB se confundem.


“A RGB tem um papel mais institucional e o IGCP é o seu grande apoiador, que transforma a tese em serviços, em projetos, entrega. Eu diria que é uma simbiose muito rica entre uma rede de voluntários, colaboradores, que estão em prol de melhorar o país por meio da Governança. E, por trás desta rede de voluntários tem um instituto, como o IGCP, que apoia a causa, tangibiliza as ideias, as discussões, em algo pragmático, por meio de projetos, serviços, treinamentos”, disse.


Para quem não conhece, a RGB é uma associação que trabalha em rede, é qualificada tecnicamente, composta por servidores públicos, gestores públicos e privados, técnicos, professores, profissionais das mais diversas áreas, especialistas e sociedade, que trabalham em prol da Governança. O trabalho desses voluntários é 100% gratuito. Então, absolutamente nada é cobrado para que os projetos sejam executados.


No total, a Rede possui 28 comitês e 10 Grupos de Trabalho, que são formados com a participação de voluntários, que dialogam sobre importantes temáticas, e focam na entrega de resultados para sociedade. Seu corpo de voluntários tem habilidades multi e interdisciplinares, oriundo de todas as esferas, públicas e privadas, incluindo: Federal, Estadual, Distrital e Municipal, e vêm realizando um trabalho memorável para sociedade, convergindo seus esforços em tornar a administração pública e privada mais íntegra, efetiva, eficaz e eficiente.


Já o IGCP atua fortemente na área educacional através de seus cursos e treinamentos, tanto na modalidade online, quanto presencial, buscando sempre os melhores especialistas do mercado no tema da Governança e de Compliance. Vale ressaltar que o instituto é mantenedor da Rede Governança Brasil (RGB) e tem parceiros com foco em ESG, que é uma sigla em inglês que significa environmental, social and governance, e corresponde às práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização.


Segundo o diretor financeiro do IGCP, Henrique Farinon, é o instituto que dá toda a infraestrutura necessária para que a RGB tenha a sua operação. “Os principais projetos que o IGCP apoia são os da RGB. É ele que garante a operação no ponto de vista financeiro, apoia aas publicações, fomenta e amplifica os trabalhos desenvolvidos pela RGB. É uma relação de parceria muito forte, muito sólida e que esperamos que continue assim por uma longa data”, enfatizou.


A parceria entre o IGCP e a RGB também está presente em mais nove países, além do Brasil: Portugal, Peru, Argentina, Suécia, Inglaterra, Suíça, Japão, Chile e Dubai.

Assessoria de Comunicação do IGCP

Comments


bottom of page