top of page
Buscar

VEM AÍ O 3º PRÊMIO REDE GOVERNANÇA BRASIL

A premiação promove o reconhecimento aos órgãos públicos, autarquias, fundações públicas, além de estatais e a sociedade de economia mista que possuam práticas de boa Governança



A 3ª edição do Prêmio Rede Governança Brasil vai acontecer nesta quinta-feira (01/12) e está cheia de novidades! Para quem ainda não conhece, a premiação - que tem o apoio do Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP) - divulga cases de sucesso sobre Governança; promove a valorização dos profissionais e instituições; motiva e dissemina as melhores práticas da administração pública em todo o seu ciclo de gestão e reconhece as organizações pela implementação ampla e geral da Governança.


As duas primeiras categorias a serem premiadas, como de costume, são as mais aguardadas. A primeira é voltada para a Administração Indireta, Estatais e para a Sociedade de Economia Mista. A segunda é direcionada para órgãos e entidades da Administração Direta, Autárquica e Fundacional - ou seja, órgãos públicos, autarquias e fundações públicas. Nesta etapa, seis organizações serão premiadas com o Troféu RGB. Três na primeira categoria e três na segunda.


Mas, antes de dar mais detalhes sobre a premiação, é preciso contar como foi que estas organizações foram selecionadas. De acordo com o coordenador da Comissão Julgadora do Prêmio RGB, Weskley Rodrigues, esta premiação está destinada aos entes públicos federais que sejam reconhecidos como referência e tenham se destacado no cenário de governança pública nacional, por meio da edição mais recente do Levantamento Integrado de Governança Organizacional Pública do Tribunal de Contas da União (TCU).


“Estas organizações foram escolhidas a partir do índice integrado de Governança e Gestão (iGG) do TCU. Dessa seleção, a gente faz um filtro daquelas que tiraram uma nota acima de 0,8 neste índice. A partir daí a gente chegou em uma lista de organizações e instituições, que passaram pela comissão avaliadora do prêmio no âmbito da Rede Governança Brasil”, disse.


Conforme o regulamento, o ranqueamento final do prêmio é feito com base na análise dos seguintes mecanismos da governança: Liderança, Estratégia e Controle.


Agora, vamos às novidades:


- Neste ano, pela primeira vez, acontece a premiação de entidades que se destacaram na dimensão de gestão de pessoas. Esse Prêmio ESG (sigla que environmental, social and governance), corresponde às práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização.


- Além dessa, haverá a premiação dos coordenadores do Programa de Mentoria para Prefeituras Brasileiras, que fizeram um excelente trabalho em diversos municípios. Essas mentorias são dadas para que servidores e colaboradores tenham conhecimento técnico aplicado à Governança.


- Outra premiação, também inédita, será o Prêmio Melhor Produto. Para isto, os integrantes da Rede Governança Brasil avaliaram qual foi o produto que teve maior destaque. Lembrando que o intuito é reconhecer e valorizar os produtos que já foram feitos pela RGB.


- Sem contar o certificado de destaque Mulheres RGB, que visa reconhecer e homenagear mulheres que se dedicam e produzam resultados em prol do crescimento e manutenção de entregas pelo comitê com o qual se encontram vinculadas. Atualmente, a Rede Governança Brasil possui 33 comitês.


Uma categoria que já existia nos outros dois anos e que continuará existindo é a Missão Honrosa, onde será valorizado a atuação dos voluntários da RGB que foram destaque. Para chegar ao resultado, eles preencheram um formulário e indicaram quais são os voluntários destaque que merecem ter o seu trabalho reconhecido neste ano. No caso, os 3 mais bem votados receberão a menção honrosa.


E, por fim, neste ano, também foi criada a medalha de ordem do mérito da RGB, que tem a intenção de reconhecer pessoas públicas de destaque que fazem parte da RGB e que merecem essa medalha de acordo com a sua atuação, as suas contribuições em prol da Governança Pública como um todo. No total, três pessoas serão agraciadas pelo seu trabalho.


VENCEDORES DE 2021:

No ano passado, na categoria principal, seis vencedores se destacaram: Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região/SC – TRT 12 (6°), Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região/AM E RR – TRT 11 (5°), Ministério da Justiça e Segurança Pública (4°), Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região/PR – TRT9 (3°), Tribunal Regional Eleitoral do Paraná – TRE/PR (2°) e Controladoria Geral da União – CGU (1°).


Já na categoria administração pública indireta, seis entidades foram contempladas: Empresa Gerencial de Projetos Navais – AEMGEPRON (6°), Industria de Material Bélico do Brasil – IMBEL (5°), Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A. – AMAZUL (4°), Banco do Nordeste (3°), Banco do Brasil (2°) e Caixa Econômica Federal – CEF (1°).


SAIBA MAIS:


A Rede Governança Brasil (RGB) é uma associação civil sem fins lucrativos, regida pelo seu Estatuto Social. É composta por um grupo qualificado tecnicamente, composto por membros associados especialistas - oriundos do setor público e da iniciativa privada - que trabalham de forma voluntária, gratuita e conjunta, que tem o objetivo de disseminar as boas práticas de Governança no âmbito da Sociedade Brasileira.



Assessoria de Comunicação do IGCP

Comments


bottom of page